Serviços

Diretório Geral
do Setor

Aqui pode aceder a informação específica das empresas que atuam no sector dos plásticos. O diretório permite a pesquisa por empresa, subsector / segmento de mercado, tipo de produto, etc.


Pesquisa

Formação

Na era da economia do conhecimento a formação desempenha um lugar cimeiro. É através dela que as empresas e os colaboradores se valorizam. Neste sentido, a APIP tem como um dos seus principais objetivos a divulgação, dinamização e organização de ações de formação dirigidas aos profissionais do Setor.



Consultoria

Fim do Estatuto
de Resíduo

O fim de estatuto de resíduo (FER) é aplicável a resíduos que sejam submetidos a uma operação de valorização de resíduos, incluindo a reciclagem, através da qual se considera que os resíduos são transformados numa matéria-prima, pronta a ser incorporada na fabricação de produtos. 


No caso dos resíduos de plástico, o FER pode aplicar-se após estes serem submetidos a uma operação de valorização, devendo para o efeito evidenciar o cumprimento dos critérios constantes da Portaria n.º 245/2017, de 2 de agosto. 


A APIP, através do seu quadro técnico, presta apoio de consultoria às empresas que estejam interessadas em avançar com o processo FER. Para mais informações, contacte os serviços da APIP.


Portaria nº 245/2017 2 AGOSTOpdf download


Auditorias

EucertPlast

A EuCertPlast é uma certificação europeia concedida a recicladores de plástico pós-consumo que operam de acordo com os mais altos padrões de qualidade e em conformidade com a legislação em vigor. Esta certificação permite que fornecedores e clientes garantam que os resíduos tratados e os materiais obtidos nas unidades de reciclagem certificadas foram processados ​​de acordo com as melhores práticas. 


 A certificação concentra-se na rastreabilidade dos materiais plásticos (em toda a cadeia de abastecimento e no processo de reciclagem) e na qualidade dos plásticos reciclados resultantes.




Para obter a certificação EuCertPlast, os recicladores de plástico devem submeter-se a uma auditoria inicial e auditorias de acompanhamento, com periodicidade anual, por um especialista independente que verificará a respetiva conformidade com os requisitos do referido esquema de certificação. 


 A APIP conta nos seus quadros com um auditor acreditado pela EucertPlast para realizar auditorias em empresas de reciclagem que desejem candidatar-se ou manter esta certificação. Para mais informações, contacte os serviços da APIP.

Deseja receber as nossas notícias?