COMISSÃO TÉCNICA 58 – Materiais Plásticos
A Comissão Técnica 58 é gerida e coordenada pelo Organismo de Normalização Setorial ONS/APIP, sendo responsável pela atividade normativa da área dos Materiais Plásticos.
Esta Comissão Técnica está organizada em quatro Subcomissões de modo a abranger os vários tipos de produtos.
A APIP, na sua qualidade de Organismo de Normalização Sectorial (ONS), participa e acompanha os trabalhos de normalização nacional, europeia e internacional com interesse para o sector dos Materiais Plásticos, que se enquadram na sua área de reconhecimento pelo IPQ.
A APIP assume as funções de ONS coordenando a CT 58 e participando nos trabalhos de normalização dos Comités Técnicos Europeus (CEN) e Internacionais (ISO):
Principais Atividades desenvolvidas
- Acompanhamento dos trabalhos de Normalização Europeia (CEN) e Internacional (ISO) na sua área de atividade.
- Preparação e constituição das Delegações Portuguesas para participar nas Reuniões Plenárias e nos diversos Grupos de Trabalho acompanhados pela CT. Nestas reuniões são defendidas posições consensuais previamente preparadas a nível nacional e elaborados os documentos que conduzirão à publicação das Normas Europeias.
- Ponto de situação dos trabalhos dos Grupos de Trabalho dos Comités Técnicos acompanhados pela CT.
- Interface com outras Comissões Técnicas de Normalização, nomeadamente: CERTIF, ANQIP e ERSAR, entre outras.
- Análise e discussão de pedidos de colaboração com Entidades Públicas e/ou privada no âmbito da atividade da CT.
- Análise e preparação de resposta a questões técnicas diversas no seu âmbito de atividades.
- Dar parecer sobre questões inerentes à publicação e aplicação das normas portuguesas, nomeadamente no âmbito de Sistemas de Certificação.
- Análise e Emissão de Pareceres e Votações sobre documentação proveniente dos Comités Técnicos Europeus e Internacionais, no seu domínio de intervenção, nomeadamente sobre os projetos de normas europeias e/ou internacionais com vista à preparação do voto nacional.
- Pronunciar-se do ponto de vista técnico sobre projetos de diplomas legais ou outros documentos, que para o efeito lhe sejam remetidos pelo ONS.
- Discussão e Aprovação de documentos normativos elaborados pelo ONS, incluindo versões portuguesas de Normas Europeias e Internacionais consideradas relevantes para o setor, particularmente normas mandatadas com justificado interesse nacional.
COMISSÃO TÉCNICA 161 – Sistemas de Tubagens de Plástico para o Transporte de Gases Combustíveis
A Comissão Técnica 161 é gerida e coordenada pelo Organismo de Normalização Setorial ONS/APIP.
É responsável pela atividade normativa de tubos, acessórios e válvulas de materiais plásticos para o transporte de gases combustíveis. Nomeadamente no que se refere às propriedades gerais, geométricas, físicas e químicas dos componentes e aos métodos de ensaio dos componentes e dos sistemas de tubagens.
O ONS coordena a CT 161 e acompanha os trabalhos de normalização dos Grupos de Trabalho dos Comités Técnicos Europeus (CEN) e Internacionais (ISO):
A CT 161 têm vindo a desenvolver trabalhos no âmbito da Normalização, nomeadamente através de:
- Acompanhamento dos trabalhos de Normalização dos Grupos de Trabalho Europeus (CEN) e Internacionais (ISO) na sua área de atividade.
- Análise e Emissão de Pareceres e Votações sobre documentação proveniente dos Comités Técnicos Europeus e Internacionais, no seu domínio de intervenção, nomeadamente sobre os projetos de normas europeias e/ou internacionais com vista à preparação do voto nacional.
- Elaboração de documentos normativos, incluindo versões portuguesas de Normas Europeias e Internacionais consideradas relevantes para o setor.